Publicada em 1801, Beethoven escreveu e dedicou a sua primeira sinfonia ao bibliotecário, diplomata, e oficial do governo do Império Austriaco, Gottfried van Swieten.
Gottfried além de sua adoração por música, foi um música, mas lembrado hoje em dia somente por suas parcerias e patrocínio a grandes compositores do período Clássico, incluindo Joseph Haydn, Wolfang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven.
A parceria entre o aristocrata e o compositor, se iniciou quando Van Swieten, em uma de suas reuniões regulares, se encantou ao ouvir as fugas de Bach interpretadas por Beethoven, jovem pianista e recém chegado a Vienna.
Nesta primeira sinfonia podemos ouvir um Beethoven ainda influenciado, particularmente por seu professor Joseph Haydn, mas já podemos perceber algumas características pessoais que o compositor exploraria ao longo de sua carreira.
A música inicia com uma introdução lenta, e após uma sequencia de dominate - tônica, a música entra em um allegro, respeitando as características da Sonata - Forma, gênero criado por seu professor Joseph Haydn. Ouvimos um primeiro tema bem "Haydniano", e um segundo tema mais com a caracteristica lírica de Beethoven, principalmente no dialogo entre madeiras e cordas. O desenvolvimento do primeiro movimento contém elementos do primeiro tema, explorando uma longa progressão harmônica, onde o compositor explora muito bem os instrumentos da orquestra.
O segundo movimento, Andante, é tocado mais rápido que a concepção desse andamento. Beethoven inicia aqui um contraste com a tradição da época, e usa toda a instrumentação da orquestra, e consequentemente, dispõe de uma vasta combinação sonora.
O terceiro movimento é notável, pois embora seja indicado como Menuetto, é marcado com um Allegro molto e vivace, sendo essencialmente um Scherzo, termo mais utilizado nos dias de hoje. Como elemento de um Scherzo, Beethoven neste movimento não apresenta novos motivos ou melodias, mas utiliza de escalas e triades do primeiro movimento, explorando a força deste movimento.
O quarto e último movimento inicia com outra introdução, lenta e com uma escala fragmentada, aonde Beethoven introduz gradualmente as notas. Após a introdução, inicia um Allegro molto e vivace, com um tema muito similar ao Quarto movimento da Sinfonia N° 88 de Joseph Haydn. O compositor se utiliza muito das escalas, prevalecendo os motivos desde movimento.
Como disse ouvimos nessa música um Beethoven ainda ligado ao estilo de composição de Haydn e Mozart. Aos ouvintes que estão familiarizados com a dramaticidade das sinfonias mais famosas do compositor, pode estranhar e ouvir um Beethoven, mais alegre, jovem e estudante das formas de composição da época.
Abaixo deixo disponível ao leitor e ouvinte, a Primeira Sinfonia de Beethoven, interpretada pelo Maestro Hebert Von Karajan a frente da orquestra de Vienna.
Pegue a sua xícara de café e desfrute deste momento.
Caro Guilherme,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa. Seu blog está excelente.
Dificilmente encontramos pessoas dispostas a ensinar e, principalmente, a compartilhar seus conhecimentos.
Espero pelas futuras postagens.
Abraços.
Jouber.